quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O HOTEL DOS ESTRANGEIROS (1849-1950)


Por Lúcia M. C. Jardim

Em um momento em que tantos eventos tentam impulsionar a industria hoteleira olhando para trás, constata-se que desde sempre, a faceta turística da cidade demandava  com que se fizessem   investimentos  em melhores hotéis que abrigassem os viajantes com similar conforto oferecido nos hotéis da Europa. Ocorre que Euclides de Cunha já mencionava que "a despeito da beleza da cidade, cabia aos estrangeiros pernoitarem nas cabines dos navios, pois pouco ou quase nada se oferecia em termos de boa hospedagem". No início do século XX surgem diversos hotéis que ofereciam, conforto, eletricidade, telefonia, boa mesa e mobiliário requintado. Em 1917, anunciavam ao viajante,as vantagens de se hospedar em um dos recentes e modernos hotéis da cidade ,que inicia agora essa série. Começamos então a viajar por eles. 
Praça José de Alencar. Foto provavelmente serviu de base para postal abaixo.
Fonte: http://www.jblog.com.br/

Postal praça José de Alencar que adquire esse nome em 1917, tendo sido a estátua inaugurada em 1897. 
Fonte: http://correiogourmand.com.br/

Antes mesmo de entrar no prédio do Largo do Catete, as quatro Figueiras de fronte ao edifício, plantadas, por John Mayall, encantavam o visitante. Estamos nos hospedando agora, no Hotel dos Estrangeiros. Inaugurado em 1849, com instalações que traziam um conforto vanguardista para a época como duchas, telefone, e um refinado restaurante, foi exatamente por isso um dos hotéis mais procurados da cidade pela aristocracia de varias partes do mundo e pelos mais destacados políticos. 
Fonte: The Rio News 2 de Janeiro de 1900.   
No anúncio lê-se em inglês "Hotel dos Estrangeiros / Praça Ferreira Vianna / Cattete / Telefone n 3.008/ Esse hotel que foi completamente restaurado, situa-se na melhor parte da cidade, recebendo ar e luz por todos os lados, próximo a mais limpa praia da cidade e cercado por um grande jardim. Possui quartos grandes e confortáveis e bem mobilhados, bons chuveiros, e banhos quentes, desinfectantes na água, armários, água potável filtrada pelo sistema Pasteur, bom serviço de mesa, e é considerado o primeiro hotel dessa capital." / "Possui ainda suntuosos salões, e serviço de mesa esplendido para baquetes. O restaurante e serviços não podem ser superados".   
Praça José de Alencar provável vista do Hotel dos Estrangeiros. Observa-se a estátua do romancista por Rodolfo Bernardelli.
Foto de A. Ribeiro c.+1900
 Fonte: Coleção Ermakoff
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=877776&page=82 
Provável Augusto Malta semelhante a imagem encontrada no acervo do arquivo de cidade Ref. CP/PP/PAM/PC-177
Escolhido nas décadas que se seguem a sua inauguração para abrigar os grandes eventos, e recepções, seu hall, e seus salões , presenciaram importantes, passagens na história do país, e da cidade. 
O periódico o Careta em 1910 publica foto de "excursionistas americanos - Alguns dos milionários norte americanos que viajam no "Blucher", descansando no Hotel dos Estrangeiros, à sombra das árvores."
O assassinato em 1915, a facadas nos degraus que levavam ao salão de conferências de um de seus mais ilustres frequentadores Pinheiro Machado marca definitivamente a história do hotel.
A baixo do título da reportagem vê-se o cadáver exposto na sala de entrada do Hotel dos Estrangeiros.
"Assassinado pelas costas com uma punhalada certeira, morreu no dia 9 o homem que mais varonilmente encarnava na história política do Brasil contemporâneo a vocação do mando e que presidia à mais forte organização partidária do Paiz." Revista de Semana ed. 00031 de 1915.

 A Associação Brasileira da Industria de hotéis, lá é fundada em 1936, mas após sucessivas crises financeiras, em 1950 as portas de seu edifício, aonde já não mais funcionava o hotel fecham definitivamente. 

Correio da Manhã 7 de Janeiro de 1951

Em 1951, anúncios vendem apartamentos, no moderno edifício Simon Bolívar, que tem como referência aos compradores localizar-se no terreno do antigo e renomado Hotel dos Estrangeiros.

Um comentário:

  1. Vejo que temos pesquisado a mesma coisa e provavelmente temos usados algumas das mesmas fontes sem sabermos de um ao outro ;)

    https://riothen.wordpress.com/2014/07/14/largo-do-catete/

    ResponderExcluir